On the News | Brazil | Fósseis encontrados no Porto de Ladário atraem pesquisadores internacionais @ Correio do Estado


On the News @ Correio do Estado


Title: 

Fósseis encontrados no Porto de Ladário atraem pesquisadores internacionais


Excerpt:

“Os fósseis de Corumbella — animal invertebrado que existiu há de 550 milhões de anos — e Cloudina —  um dos primeiros animais com esqueleto mineralizado — encontrados no Porto de Ladário têm atraído estudiosos para o município que já faz parte da rota de pesquisa internacional.

Segundo as informações divulgadas pela assessoria de imprensa da prefeitura da cidade, os fósseis confirmam que o início da vida complexa foi preservado na região, há 540 milhões de anos. No local, também foram encontradas cinzas vulcânicas, comprovando que a planície pantaneira, um dia, foi vulcanizada.

O professor Ricardo Trindade, da Universidade de São Paulo (USP) explica que a pesquisa ainda está na fase inicial. “Serão feitos furos de sondagem para coletar material”. Ele está em Ladário ao lado de  grupo de profissionais da universidade paulista.

“A intenção é detalhar quais as condições da terra quando as Corumbellas e Claudinas viviam”, disse Ricardo, ao afirmar que a pesquisa é um trabalho muito grande a ser desenvolvido na região. “É um projeto internacional que reúne geólogos, geofísicos, paleontólogos, químicos e biólogos do Brasil, França, Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e China”, detalhou Ricardo.” (…) READ MORE

Lurdes Fonseca

Assistant Professor and Researcher at University of Lisbon
Sociologist (PhD), Paleontologist (Researcher in Micropaleontology), Majors in Sociology and Biology, Minor in Geology. Main interests in Paleontology: Microfossils, Molecular fossils, Paleobiology and Paleoecology. (read more about me)