On the News | Brazil | Paleontólogos da UFSM coletam fóssil da carapaça de um tatu gigante pré-histórico @ UFSM


On the News @ UFSM


Title: 

Paleontólogos da UFSM coletam fóssil da carapaça de um tatu gigante pré-histórico

UFSM


Excerpt:

“Embora os dinossauros tenham desaparecido da Terra há aproximadamente 65 milhões de anos, os primeiros seres humanos que habitaram a região central do Rio Grande do Sul, mais de 10 mil anos atrás, ainda tiveram contato com animais gigantescos hoje extintos, incluindo predadores como tigres dentes-de-sabre e ursos, e ainda herbívoros como mastodontes e megatérios – parentes distantes dos elefantes e preguiças, respectivamente. Mas a extinção naquela época não atingiu só a megafauna. Cavalos selvagens, semelhantes aos atuais (inclusive na altura), desapareceram do continente e somente seriam reintroduzidos na América pelos europeus, após a chegada de Colombo.

Um vestígio representativo dessa megafauna foi encontrado há menos de um mês às margens do Rio Ibicuí, em uma fazenda no interior do Alegrete. Metade da carapaça de um gliptodonte (tatu gigante) foi recolhida por paleontólogos da UFSM. Eles levaram o fóssil para o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa), no município de São João do Polêsine, onde está sendo pesquisado e reconstituído.

A descoberta do fóssil coube ao produtor rural Átila Dornelles e seus familiares. Há muito tempo uma saliência com formas bem definidas chamava a atenção da família na beira do rio. Até que um dia, em uma pescaria, eles resolveram conferir de perto aquela formação, para tentar descobrir do que se tratava.” (…) READ MORE

YOU MAY ALSO LIKE  Just out | Flight reconstruction of two European enantiornithines (Aves, Pygostylia) and the achievement of bounding flight in Early Cretaceous birds @ Palaeontology

READ IT HERE: http://site.ufsm.br/noticias/exibir/paleontologos-da-ufsm-coletam-fossil-da-carapaca-d


Explore further

Brazil Placeholder
Brazil
Oceans and Antarctica Overlay_small _blank Placeholder
Oceans and Antarctica Overlay_small _blank
Read more about / Brazil
Read more about / America
Read more about / Paleontological Heritage
Read more about / Vertebrate Paleontology
Read more about / On the News

Browse through Time


Lurdes Fonseca

Assistant Professor and Researcher at University of Lisbon
Sociologist (PhD), Paleontologist (Researcher in Micropaleontology), Majors in Sociology and Biology, Minor in Geology. Main interests in Paleontology: Microfossils, Molecular fossils, Paleobiology and Paleoecology. (read more about me)