On the News | Brazil | Rica em fósseis de dinos, Uberaba deve ter geoparque para estimular turismo @ Boa Informação


On the News @ Boa Informação


Title: 

Rica em fósseis de dinos, Uberaba deve ter geoparque para estimular turismo


Excerpt:

O geólogo e paleontólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro, coordenador do projeto de criar um geoparque em Uberaba (@source)

“Os dinossauros de Uberaba, velhos conhecidos dos amantes da paleontologia que visitam um museu dedicado a eles ou os estudam em sítios arqueológicos no entorno da cidade mineira, estão contribuindo para um projeto que prevê o desenvolvimento de roteiros turísticos no município.

Um protocolo de intenções assinado na última semana pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e Prefeitura de Uberaba prevê a criação do geoparque Uberaba.

O objetivo é potencializar a vocação turística da cidade sob três alicerces: a paleontologia, o gado zebu (gado de origem indiana recomendado para a produção de carne e leite nos trópicos) e a religiosidade, principalmente por meio do médium Chico Xavier (1910-2002), que viveu e desenvolveu obras de caridade no município.

A proposta prevê roteiros englobando cinco geossítios e sítios histórico-culturais. Um deles é Peirópolis, distrito de Uberaba que abriga jazidas de fósseis de dinossauros e onde funciona o Museu dos Dinossauros.

O espaço, que abriga acervo de fósseis de dinossauros e outros vertebrados, além de painéis sobre a evolução da vida, funciona na antiga estação ferroviária de Peirópolis, erguida em 1889.

No mesmo ano, segundo o coordenador do projeto, o geólogo e paleontólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro, o gado zebu –responsável por dois dos cinco pontos definidos– chegou à cidade, proveniente do Rio de Janeiro.” (…) READ MORE

Lurdes Fonseca

Assistant Professor and Researcher at University of Lisbon
Sociologist (PhD), Paleontologist (Researcher in Micropaleontology), Majors in Sociology and Biology, Minor in Geology. Main interests in Paleontology: Microfossils, Molecular fossils, Paleobiology and Paleoecology. (read more about me)