On the News | Brazil | Vitrine da paleontologia brasileira, museu no Sul do Ceará é reaberto à visitação @ G1


On the News @ G1


Title: 

Vitrine da paleontologia brasileira, museu no Sul do Ceará é reaberto à visitação

Paulo Henrique Rodrigues


Excerpt:

Reconstituição da cabeça de um pterossauro, fósseis do animal são a principal atração do museu. (Foto: Paulo Henrique Rodrigues/TV Verdes Mares)

“As asas de um pterossauro podiam ter cerca de 8 metros de uma ponta a outra. Envergadura comparável à de um ultraleve ou até mesmo à de um pequeno jato. Há milhões de anos, esses seres alados sobrevoavam o vale hoje conhecido como Cariri.

É possível encontrar fósseis desse animal na cidade de Santana do Cariri, no Museu de Paleontologia, que, nesse dia 21 de janeiro, teve o primeiro domingo de visitação após meses em reforma. Foi a primeira visita da estudante de medicina Raquel Uchoa, que ficou impressionada com a possibilidade de ver detalhes de insetos por meio de uma lupa.

A interatividade com o visitante é resultado da reorganização do museu. O acervo reúne cerca de 9 mil peças, boa parte exposta em um casarão no centro de Santana do Cariri. Além de pterossauros e de insetos, há fósseis de vegetais – folhas, flores, troncos – e muitos animais aquáticos. Os peixes estão em maior variedade.

“São fósseis de peixes em três tipos de rochas. O calcário representa a fase do lago. Aqui já foi um imenso lago de água doce. As concreções representam o mar, porque aqui foi invadido por um braço de mar, vindo do Maranhão, por conta da movimentação das placas. E folhelho, que tem uma coloração mais escura por causa de uma influência com o petróleo”, explica a guia de turismo Ana Luíza da Silva.

YOU MAY ALSO LIKE  On the News | Spain | Halladas 2.000 huellas de dinosaurio en un yacimiento burgalés @ EFE: Futuro

O museu é uma vitrine de alguns dos principais fósseis estudados no país. Tem ligação com três instituições públicas, a Universidade Regional do Cariri (URCA), que administra o espaço, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), referências nacionais em paleontologia.” (…) READ MORE


READ IT HERE: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/vitrine-da-paleontologia-brasileira-museu-no-sul-do-ceara-e-reaberto-a-visitacao.ghtml


Explore further

Brazil Placeholder
Brazil
Oceans and Antarctica Overlay_small _blank Placeholder
Oceans and Antarctica Overlay_small _blank
Read more about / Brazil
Read more about / America
Read more about / Paleontological Heritage
Read more about / Paleontological Education
Read more about / On the News

Browse through Time


Lurdes Fonseca

Assistant Professor and Researcher at University of Lisbon
Sociologist (PhD), Paleontologist (Researcher in Micropaleontology), Majors in Sociology and Biology, Minor in Geology. Main interests in Paleontology: Microfossils, Molecular fossils, Paleobiology and Paleoecology. (read more about me)